Aprende-se medicina à beira do leito, não na sala de aula.
Sir William Osler (1849-1919)
Dr. Ivan Paredes
Aula 1: Consciência
Objetivos
- Compreender a escala de Glasgow
- Saber pontuar na escala de Glasgow
- Saber quando indicar uma intubação
Perguntas
Aula 2: Fácies
Objetivos
- Reconhecer os fácies mais típicos e correlacioná-los com suas respectivas doenças
Perguntas
Aula 3: Biotipos, posturas e atitudes
Objetivos
- Identificar os principais biotipos
- Identificar as principais posturas
- Identificar as principais atitudes que adota o paciente frente a determinadas doenças
Aula 4: Marchas
Objetivos
- Identificar as principais marchas e correlacioná-las com as doenças
Perguntas
Aula 5: Pressão arterial
Objetivos
- Saber aferir a pressão arterial
- Saber o significado da manobra de Osler
- Saber quais são os valores normais de pressão e quais são os alterados
Perguntas
Aula 6: Pulso
Objetivos
- Saber quais são os pulsos acessados no exame físico
- Interpretar os principais tipos de pulsos
Perguntas
Aula 7: Frequência respiratória
Objetivos
- Saber como contar a frequência respiratória
- Saber quando a frequência respiratória está alterada
- Identificar os principais padrões respiratórios e saber onde ocorrem
- Saber o significado de respiração paradoxal, dispneia e gasping
Perguntas
Aula 8: Temperatura
Objetivos
- Saber aferir a temperatura
- Saber os valores normais de temperatura
- Saber interpretar as alterações de temperatura
- Saber diferenciar febre de hipertermia
Perguntas
Aula 9: Oximetria
Objetivos
- Saber realizar a oximetria
- Saber interpretar a oximetria
- Entender a importância da relação PO2/FIO2
Perguntas
Aula 10: Grandes síndromes
Objetivos
- Saber identificar os grandes síndromes clínicos
- Saber que a presença de um grande síndrome altera o estado geral imediato do paciente
- Saber identificar se um paciente está hidratado ou desidratado
- Entender o significado de hipotensão postural (ortostática)
Perguntas
Aula 11: Nutrição e como escrever
Objetivos
- Saber avaliar alguns parâmetros do estado de nutrição do paciente
- Saber quais são os sinais clínicos de desnutrição
- Identificar os tipos de desnutrição
Perguntas
Bibliografia
- BICKLEY, L.S. BATES. Seção 2. Capítulo 4 (Início da exploração física). Propedêutica Médica. 12ª ed. Guanabara Koogan, 2018.
- PORTO, C.C. Parte 3. Capítulo 8. Exame físico geral. Semiologia Médica. 8ª ed. Rio de Janeiro. Guanabara, 2019.
professor, algumas autoavalizações não tem o gabarito. Seria bom se tivesse em todas para que pudessemos estudar por elas também, ajudaria muito ! obrigado
Bom dia Rafael,
Pode me enviar quais avaliações não tem gabarito? Assim já identifico mais rapidamente e corrijo.
Obrigado pelo aviso
Dr. Ivan Paredes