Anamnese

"A melhor ferramenta do clínico é a cadeira"

Dr. Ivan Paredes

Aula 1: Síntese

Anamnese de Ivan Paredes

Aula 2: Abordagens, preparação, coleta de dados

Objetivos

    1. Entender as diferenças entre a abordagem centrada no médico e no paciente
    2. Conhecer a estrutura da consulta médica
    3. Saber preparar-se para o início de uma consulta médica
    4. Saber como proceder ao coletar as informações médicas

Materiais

Apostila
Slides

Perguntas

Autoavaliação

Aula 3: Acolhimento, ambiente, linguagem, facilitadores

Objetivos

  1. Compreender o significado da anamnese
  2. Saber acolher o paciente
  3. Conhecer os modelos de disposição do ambiente ao realizar a comunicação clínica
  4. Identificar a linguagem verbal e não verbal
  5. Saber quando utilizar os facilitadores de entrevista médica

Materiais

Apostila
Slides

Perguntas

Autoavaliação

Aula 4: Perguntas, estrutura, relacionamento e identificação

Objetivos

  1. Saber utilizar as perguntas abertas, focadas e fechadas durante a entrevista
  2. Conhecer a estrutura da anamneses para escrever de forma ordenada no prontuário
  3. Compreender que a entrevista é a parte fundamental do raciocínio clínico e a pedra angular do relacionamento médico-paciente
  4. Conhecer os itens importantes na identificação do paciente

Materiais

Apostila
Slides

Perguntas

Autoavaliação

Aula 5: Preâmbulo e QP

Objetivos

  1. Diferenciar preâmbulo (declaração de abertura ou referências) de história mórbida atual
  2. Saber identificar o motivo principal da consulta escrevendo com as palavras do paciente
  3. Conhecer o termo “estímulo iatrotrópico” e saber para que serve. 

Materiais

Apostila
Slides

Perguntas

Autoavaliação

Aula 6: HMA

Objetivos

  1. Saber realizar uma história mórbida atual utilizando raciocínio clínico
  2. Entender que a pergunta aberta traz maiores informações do paciente
  3. Compreender que se deve iniciar com a cronologia da queixa principal
  4. Conhecer os atributos de um sintoma
  5. Reconhecer que perguntas com respostas positivas ou negativas pertinentes auxiliam no raciocínio clínico
  6. Diferenciar o estímulo iatrotrópico do sintoma guia

Materiais

Apostila
Slides

Perguntas

Autoavaliação

Aula 7: HMP e HMF

Objetivos

  1. Conhecer o conceito de Antecedentes Pessoais ou História Médica Pregressa
  2. Saber escrever as informações pertinentes aos medicamentos de uso contínuo
  3. Entender a importância de escrever no prontuário desde quando o paciente tem uma determinada doença
  4. Saber que na história médica pregressa são abordados temas como vacinação e exames preventivos
  5. Reconhecer que a história mórbida familiar tem um enfoque genético, principalmente nas doença que afetam os parentes de primeiro grau
  6. Compreender a importância de colocar a idade dos falecimentos familiares quando pertinente 

Materiais

Apostila
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Perguntas

Autoavaliação

Aula 8: HPS, RS e OPA

Objetivos

  1. Conhecer que a história pessoal social envolve as condições e hábitos de vida bem como o perfil psicossocial 
  2. Saber que a revisão de sistemas é realizada com enfoque na queixa principal e consequentemente na história mórbida atual
  3. Entender que a etapa da anamnese chamada de outros problemas atuais serve para colocar informações dissociadas do raciocínio clínico inicial para ser abordado em uma consulta subsequente
  4. Saber transicionar para o exame físico
  5. Saber explicar,  planejar e encerrar a consulta médica

Materiais

Apostila
Slides

Perguntas

Autoavaliação

Aula 9: Anamnese Psiquiátrica

Aula 10: Raciocínio Clínico

Bibliografia

  1. BICKLEY, L.S. BATES – Parte 1, Capítulo 1, 2 e 3: Abordagem à consulta. Entrevista,  comunicação, habilidades interpessoais. Anamnese. 13ª ed. Guanabara Koogan, 2022.

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