"A melhor ferramenta do clínico é a cadeira"
Gregório Marañón, 1887-1960
Dr. Ivan Paredes
Aula 1: Síntese
Aula 2: Abordagens, preparação, coleta de dados
Objetivos
- Entender as diferenças entre a abordagem centrada no médico e no paciente
- Conhecer a estrutura da consulta médica
- Saber preparar-se para o início de uma consulta médica
- Saber como proceder ao coletar as informações médicas
Perguntas
Aula 3: Acolhimento, ambiente, linguagem, facilitadores
Objetivos
- Compreender o significado da anamnese
- Saber acolher o paciente
- Conhecer os modelos de disposição do ambiente ao realizar a comunicação clínica
- Identificar a linguagem verbal e não verbal
- Saber quando utilizar os facilitadores de entrevista médica
Perguntas
Aula 4: Perguntas, estrutura, relacionamento e identificação
Objetivos
- Saber utilizar as perguntas abertas, focadas e fechadas durante a entrevista
- Conhecer a estrutura da anamneses para escrever de forma ordenada no prontuário
- Compreender que a entrevista é a parte fundamental do raciocínio clínico e a pedra angular do relacionamento médico-paciente
- Conhecer os itens importantes na identificação do paciente
Perguntas
Aula 5: Preâmbulo e QP
Objetivos
- Diferenciar preâmbulo (declaração de abertura ou referências) de história mórbida atual
- Saber identificar o motivo principal da consulta escrevendo com as palavras do paciente
- Conhecer o termo “estímulo iatrotrópico” e saber para que serve.
Perguntas
Aula 6: HMA
Objetivos
- Saber realizar uma história mórbida atual utilizando raciocínio clínico
- Entender que a pergunta aberta traz maiores informações do paciente
- Compreender que se deve iniciar com a cronologia da queixa principal
- Conhecer os atributos de um sintoma
- Reconhecer que perguntas com respostas positivas ou negativas pertinentes auxiliam no raciocínio clínico
- Diferenciar o estímulo iatrotrópico do sintoma guia
Perguntas
Aula 7: HMP e HMF
Objetivos
- Conhecer o conceito de Antecedentes Pessoais ou História Médica Pregressa
- Saber escrever as informações pertinentes aos medicamentos de uso contínuo
- Entender a importância de escrever no prontuário desde quando o paciente tem uma determinada doença
- Saber que na história médica pregressa são abordados temas como vacinação e exames preventivos
- Reconhecer que a história mórbida familiar tem um enfoque genético, principalmente nas doença que afetam os parentes de primeiro grau
- Compreender a importância de colocar a idade dos falecimentos familiares quando pertinente
Perguntas
Aula 8: HPS, RS e OPA
Objetivos
- Conhecer que a história pessoal social envolve as condições e hábitos de vida bem como o perfil psicossocial
- Saber que a revisão de sistemas é realizada com enfoque na queixa principal e consequentemente na história mórbida atual
- Entender que a etapa da anamnese chamada de outros problemas atuais serve para colocar informações dissociadas do raciocínio clínico inicial para ser abordado em uma consulta subsequente
- Saber transicionar para o exame físico
- Saber explicar, planejar e encerrar a consulta médica
Perguntas
Aula 9: Anamnese Psiquiátrica
Bibliografia
- BICKLEY, L.S. BATES – Parte 1, Capítulo 1, 2 e 3: Abordagem à consulta. Entrevista, comunicação, habilidades interpessoais. Anamnese. 13ª ed. Guanabara Koogan, 2022.
Muito bom esses videos. Ajudou muito. obrigada
Obrigado!
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