"Observe, registre, tabule, comunique. Use sua mente. Pense! Olhe para o seu paciente. Tente ver o que se passa dentro dele”
Sir William Osler (1849-1919)
Aula 1: Pensamento Dual
Objetivos
Compreender o modelo de pensamento dual
Reconhecer a aplicação prática dos dois tipos de pensamento
Identificar falhas no raciocínio diagnóstico
Explorar estratégias de educação e treinamento
Integrar os dois tipos de pensamento na prática médica
Perguntas
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Aula 2: Metacognição
Objetivos
Compreender o conceito de metacognição
Identificar estratégias metacognitivas
Reconhecer e corrigir vieses cognitivos
Aplicar objetivos metacognitivos na prática clínica
Explorar recursos de medicina narrativa e reflexão
Materiais
Perguntas
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Aula 3: Scripts de Doenças
Objetivos
Compreender o conceito de Scripts de Doença
Identificar os elementos do modelo S.C.R.I.P.T.S
Reconhecer os estágios do desenvolvimento do raciocínio clínico
Aplicar os scripts de doenças em casos clínicos reais
Relacionar os elementos de diferentes doenças
Materiais
Perguntas
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Aula 4: Método Hipotético Dedutivo
Objetivos
Compreender o Método Hipotético-Dedutivo
- Aprender a utilizar heurísticas e associações rápidas para formular hipóteses diagnósticas e buscar a causa real do problema
- Saber como excluir hipóteses diagnósticas comuns e raras
Materiais
Perguntas
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Aula 5: Dedução e Indução
Objetivos
Compreender os conceitos básicos dos métodos hipotético-dedutivo e hipotético-indutivo
Entender a aplicação dos métodos no raciocínio clínico
Distinguir os tipos de raciocínio clínico
Reconhecer a importância da experiência profissional
Explorar os fundamentos teóricos e práticos dos métodos
Materiais
Perguntas
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Aula 6: Erro Médico (Parte 1)
Objetivos
Identificar os tipos de erro médico
Analisar os impactos dos erros médicos
Reconhecer os fatores que levam aos erros médicos
Examinar casos reais de erro médico
Explorar estratégias de prevenção
Materiais
Perguntas
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Aula 7: Erro Médico (Parte 2)
Objetivos
Compreender os diferentes tipos de vieses cognitivos
Reconhecer o conceito de ruído diagnóstico
Aprender estratégias para prevenir erros diagnósticos
Refletir sobre a evolução dos processos por erro médico no Brasil
Entender a importância de uma prova para exercício da profissão médica
Materiais
Perguntas
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Aula 8: Teorema de Bayes
Aula 9: Inteligência Artificial e Raciocínio Clínico
Aula 10: Síntese
Bibliografia
- COOPER, N. and FRAIN JOHN. ABC of Clinical Reasoning. 2nd ed. WILEY Blackwell, 2023.
- HERELL, H. Clinical Reasoning – How Doctors Should Think. Sonic Elephant, 2022.
- HIGGS, J. et al. Clinical Reasoning in the Health Professions. Fourth Edition. Elsevier, 2019.
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