"Observe, registre, tabule, comunique. Use sua mente. Pense! Olhe para o seu paciente. Tente ver o que se passa dentro dele”

Dr. Carlos Caron, Dr. Ivan Paredes, Dr. Joachim Graf, Dra. Letícia Czeczko Rutz, Dra. Maria Augusta Karas

Aula 1: Habilidade Essenciais

Objetivos

  1. Diferenciar informação de comunicação e seu impacto na prática médica.
  2. Reconhecer a comunicação como ferramenta essencial para um atendimento humanizado e eficaz.
  3. Identificar estratégias para melhorar a escuta ativa e a empatia na relação médico-paciente.
  4. Utilizar técnicas de questionamento adequadas para obter informações relevantes.
  5. Compreender a importância das diferentes etapas da consulta: início, parte principal e finalização.
  6. Valorizar a individualidade do paciente, levando em conta aspectos pessoais, culturais e sociais.
  7. Aplicar técnicas para verificar a compreensão do paciente e adaptar a comunicação conforme necessário.
  8. Reconhecer a influência do ambiente na qualidade do atendimento médico.

Perguntas

🚧

Aula 2: Como Reunir Informações

Objetivos

🚧

Perguntas

🚧

Aula 3: Assuntos Delicados

Objetivos

🚧

Perguntas

🚧

Aula 4: Decisão Compartilhada

Objetivos

🚧

Perguntas

🚧

Aula 5: Comunicação de Erros Médicos

Objetivos

🚧

Perguntas

🚧

Aula 6: Comunicação de Más Notícias

Objetivos

🚧

Perguntas

🚧

Aula 7: Comunicação com Diferentes Culturas

Objetivos

🚧

Perguntas

🚧

Aula 8: Comunicação com a Família

Objetivos

🚧

Perguntas

🚧

Aula 9: Comunicação com Crianças e Jovens

Objetivos

🚧

Perguntas

🚧

Aula 10: Diversidade e Comunicação

Objetivos

🚧

Perguntas

🚧

Bibliografia

  • COOPER, N and FRAIN, J. ABC of Communication. WILEY Blackwell, 2018.
  • DEZA, E. Improving Clinical Communication. A Clinician’s Guide to Building Better Skills and Patient Outcomes. Springer, 2024.
  • LLOYD, M. BOR, R. NOBLE, L. Habilidades de Comunicação Clínica para Medicina. Gen | Guanabara Koogan, 2021.

0 Comments

Comentários

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.